sábado, 23 de junho de 2012

O QUE HÁ POR TRAZ DO CONTO DESTE SONHADOR...


Quando me debruço sobre um tema para desenvolver um texto teatral, busco antes de tudo a essência do discurso, ou seja, qual a mensagem que existe por debaixo de tantas camadas. Porém, esta mensagem não é e nem deve ser algo como a MORAL, mas apenas a clara e pessoal manifestação de um pensamento, através do prisma da arte. Não é o certo ou o adequado, é apenas a minha visão e sempre é aquilo que me move no momento. E para este trabalho, a SOLIDÃO, o MEDO e a PERCA DE UM ENTE AMADO foram os motores da história do menino Miguel.

Assim como o pedia o projeto inicial, que seria apresentado para crianças, escrevi um texto que agraciasse os pequenos, porém não poderia me privar de minha linha de pensamento, pois o teatro deve ser um agente de liberdade da mente e não mero entretenimento. E para isso, questões transcendentais precisariam estar em discussão. Escolhi O ABORTO.

Uma amiga, recentemente, havia feito um aborto. Quando mais jovem, uma garota com quem me relacionava, tempos depois de termos terminado, me confessou que fez um aborto, o nome dele seria Miguel. Minha própria ex-esposa, quando namorávamos deve ter feito alguns. Meu amado filho André Henrique, quando fiquei sabendo da gravidez, tentamos abortar. E estas histórias eram meus fantasmas. Exatamente por isso, precisaria exorcizá-los em meus textos.

E foi exatamente o que fiz, um texto para crianças, que traz a história do menino Miguel, que passou toda a sua existência sozinho, dentro de um sótão, que tem sua história contada por um narrador, fruto do imaginário deste menino, mas que por debaixo de todas as camadas, fala da dor do pequeno ser que nunca nasceu e ainda nem percebeu, e de sua mãe que nunca  pôde segurá-lo em seus braços.



Nenhum comentário:

Postar um comentário