segunda-feira, 18 de junho de 2012

COMO TUDO COMEÇOU...


Em 2007, quando fui trabalhar como professor na Casa da Cultura de Itapevi, a direção do departamento esperava que, em um curto prazo de tempo, eu levasse os alunos do curso de teatro para realizar apresentações nas escolas municipais de Itapevi. A peça escolhida era “A Bruxinha que era Boa”, de Maria Clara Machado, que foi uma experiência enriquecedora quanto à apresentação, assim como pela receptividade, porém a maior descoberta foi a estrutura precária que envolve estas apresentações.

Quando tornei-me Coordenador do Curso do Teatro, eram minhas responsabilidades as apresentações, as diretrizes do curso, assim como minhas turmas. Destas necessidades, nasce o projeto O REALEJO MÁGICO, que em sua proposta inicial seria composto por 4 pequenos textos, que seriam o material de estudo e montagem de minhas turmas de aula e que, posteriormente, seriam apresentados nas escolas municipais.

O CONTO QUE CONTA O CONTO DE UM SONHADOR, foi o primeiro texto a ser trabalhado por meus alunos e todos os exercícios e descobertas teatrais se deram a partir deste material.  O principal objetivo estético era a simplicidade para que pudessem compreender o universo teatral. Totalmente influenciado pelo pensamento, música e estética do grupo multi-artístico O Teatro Mágico. Infelizmente, antes de terminarmos a primeira temporada, ficamos sem a única “coisa” que necessitávamos do Departamento de Cultura: o transporte. Em virtude destas de outras desventuras, o projeto O REALEJO MÁGICO nunca chegou a ser concluído.
Pelo menos não junto a Casa da Cultura e o Departamento de Cultura.




Nenhum comentário:

Postar um comentário