segunda-feira, 2 de julho de 2012

O PROJETO HOJE TEM TEATRO, SIM SENHOR!


Terminaríamos nossa parceria com o Governo do Estado em junho e estaríamos com um espetáculo INFANTO-JUVENIL pronto. Do nosso anseio como artistas, tanto da Patrícia que dirigiu a montagem do espetáculo, assim como eu que produzi, tínhamos o ardor de poder deixar em cartaz a peça em nossa cidade, mas como fazer isso se a cidade de Itapevi não conta com a menor estrutura?! Pensamos em diversas formas, principalmente no fato de não existir um cenário cultural real. Se as pessoas, por diversos motivos, não vão ao teatro, iríamos, então, levar o teatro até elas.

Criamos, então, no final de abril, o projeto HOJE TEM TEATRO, SIM SENHOR! Com este projeto, pela velocidade em que as coisas foram se desdobrando, não teríamos condições de buscar qualquer lei de incentivo e queríamos colocar em cartaz em nossa cidade já no segundo semestre. Os dois meses que se seguiram foram de intenso trabalho.

Montaríamos uma tenda que traria aos espectadores todas as características da caixa cênica. O espaço seria todo escuro por dentro, teríamos sonorização com o som vindo do palco, toda a execução de uma delicada dramaturgia de luz, cortinas, cenários, do lado de fora a grafitaríamos de forma que, também por fora, se assemelhasse com um edifico teatral e dentro desta tenda seriam acomodadas cem pessoas. Esta tenda seria montada em ruas de 42 bairros da cidade de Itapevi. Escolhemos ruas planas, que não tivessem linha de ônibus e que, se possível, fossem próximas de praças. Realizaríamos as apresentações aos domingos, em quatro horários diferentes, pois nosso maior objetivo é a democratização do acesso aos produtos culturais. Pensamos: “o espetáculo foi montado com apoio do Governo do Estado, então porque não oferecermos este produto cultural para nossa cidade? – Vamos buscar patrocinadores para garantir a temporada e apresentar!”. Seriam no total 100 apresentações em 42 bairros e cerca de 10.000 espectadores.

A pedido da Diretora Geral, Patrícia Martins, passei a colaborar na direção de cena, para garantir uma nova dinâmica, agora que o espetáculo estaria se destinando a uma nova perspectiva, em uma temporada tão grande em tão curto tempo.

A duas mãos, o espetáculo ganhou uma nova energia, para as crianças que assistirem encontrarem um espetáculo alegre, cheio de cores e dinâmico e, para os adultos, um espetáculo instigante e reflexivo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário